Home Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES E NECESSÁRIOS

Com freqüência, dirigentes da ADCAP Brasília são abordados por associados ou não com dúvidas sobre a diferença existente entre a ADCAP Nacional e o Núcleo Regional de Brasília.

Neste sentido apresentamos abaixo as perguntas mais freqüentes
1 – A ADCAP é formada apenas de Administradores Postais (APs)?
Resp.: Trata-se de um engano.  A ADCAP foi criada pelos APs há 23 anos. Durante os seis primeiros anos era constituída apenas pelos APs, porém há dezessete anos esta realidade mudou, passando a ser constituída de profissionais de Níveis Superior, Técnico e Médio da ECT, ou qualquer profissional da ECT que tenha formação escolar de nível superior, mesmo com cargo de nível básico.
2 – Então profissionais de qualquer outra categoria profissional da ECT podem ser filiados à ADCAP?
Resp.: Sim, há um número muito grande de outros profissionais filiados à ADCAP. Hoje, os Administradores Profissionais não são a maioria na ADCAP. Muitas ADCAPs Regionais são presididas por outros profissionais, inclusive de Nível Médio. Exemplos de São Paulo Metropolitana, Paraná,…
3 – Qual a estrutura da ADCAP a nível nacional?
Resp.: Existe a ADCAP Nacional e os Núcleos Regionais. Funciona com estrutura parecida com a ECT, onde os Núcleos Regionais agregam associados lotados nas Diretorias Regionais, com diferença na ADCAP de Brasília que congrega os Funcionários lotados na DR Brasília e Administração Central da ECT.
4 – Então existem várias ADCAPs?
Resp.: Não, a ADCAP é uma só e funciona como a ECT, com a mesma relação da AC e DRs. Neste sentido todos os associados pertencem a algum Núcleo Regional que está subordinado a ADCAP Nacional. Desta forma, todo associado está ligado diretamente a um Núcleo Regional da ADCAP, que, por sua vez, está filiado a ADCAP Nacional.
5 – Neste caso quando um associado muda de lotação entre Diretorias Regionais e/ou Administração Central da ECT não será necessário pedir mudança de Núcleo Regional da ADCAP?
Resp.: Exatamente, a ECT atualiza a relação de associados de cada Núcleo Regional da ADCAP mensalmente, em função do desconto da mensalidade. Portanto a migração se faz automaticamente.
6 – A minha mensalidade vai para o Núcleo Regional ou para a ADCAP Nacional?
Resp.: Os Núcleos Regionais são independentes juridicamente, possuindo estatuto próprio e CNPJ. A ECT faz os repasses dos descontos dos associados diretamente 70% para os Núcleos Regionais e 30% para a ADCAP Nacional, de acordo com a lotação de cada associado.
7 – Quanto eu pago de mensalidade para ser associado da ADCAP Brasília?
Resp.: O desconto é de 1 % sobre o salário base  ( limitado a referência NM79 e à NS17 do PCCS/ECT) para toda a ADCAP, não havendo diferenças entre Núcleos Regionais
8 – Qualquer profissional associado à ADCAP, de qualquer categoria profissional, pode fazer parte da direção executiva e conselho fiscal?
Resp.: Sim, desde que esteja em dia com suas obrigações estatutárias.
9 – A ADCAP defende seus associados de acusações de envolvimento em casos como  “operação selo” e outras que saem na mídia?
 Resp.: Sim.Até por uma questão de finalidade de criação a Adcap tem por obrigação UNIVERSAL de favorecer a defesa de seus associados e da dos interesses da Empresa.
Da mesma forma o estado democrático de direito onde o cidadão tem direito a ampla defesa e ao contraditório.
 10 – Li, recentemente, que um dos eixos da plataforma de campanha da atual Diretoria da ADCAP/BSB é a aproximação/parceria com outras associações e até sindicatos, isto não afetará a imagem da ADCAP que possui entre seus associados alguns executivos da empresa?
 Resp.: Não. A atuação sindical é uma realidade inconteste, e muitos de seus resultados foram conquistados por meio de atuação politico-sindical, o que é legitimo constitucionalmente consolidado nas Leis brasileiras. Porquanto, a ADCAP precisa buscar ampliar seu foco de atuação e parcerias em prol de seus associados-empregados, seja com representações sindicais, seja com os associados, tais como dos aposentados e recreativas.
11 – Se o associado se aposenta  continua a pertencer à ADCAP?ele fica isento das contribuições? em caso negativo como se dá o recolhimento?
Resp.: Quando o empregado se aposenta deve e pode continuar associado. Ninguém pode viver sozinho, isolado do mundo e a ADCAP é uma forma da pessoa manter os laços de amizade e acima de tudo acompanhar de perto os rumos da Empresa e por consequência de sua própria vida.
O valor para Associado é de R$ 22,00 (vinte e dois Reais) mensal.
A Diretoria Executiva da ADCAP Brasília  tem trabalhado com afinco e determinação em prol dos associados e seus dependentes e vem colhendo resultados positivos.