Home Uncategorized Discurso de posse presidente: Marcio Varallo Ribeiro da Silva

Discurso de posse presidente: Marcio Varallo Ribeiro da Silva

13 de junho de 2016

Cerimonia de Posse
Diretoria Executiva Triênio 2016/2019
ADCAP Brasília
Discurso de posse presidente: Marcio Varallo Ribeiro da Silva

b2387004-ee6b-4bb2-9a62-eb446270ed44Gostaria de agradecer:
• Ao presidente do Núcleo Nani ….amigo que nos deixa, junto com um triênio de luta e persistência de uma equipe , em que também fiz parte como Vice Presidente, unida, determinada e atuante nas ações de apoio aos interesses dos cerca de 1600 associados.
• Aos companheiros de chapa: Milton Lucas, Joaquim, Nonato, Jesus, Natan, Aidee, John e Gustavo.
• Aos companheiros que a partir de hoje se unem a nós também com funções na Diretoria do Núcleo/BSB: Marcos Pinho, Mauricio, Chico Lopes e Adhalton.
• Aos associados que deram o aval a essa nova diretoria através do voto.
Entendo que a principal função dos núcleos regionais é o de estar lado a lado dos seus associados, ouvindo as reinvindicações, necessidades corporativas e sociais e dando o apoio necessário para que as respostas cheguem, sempre que possível de forma a atender os interesses da maioria.
Agora que iniciamos uma nova etapa deste trabalho, reforço aqui a necessidade extrema de receber o apoio de cada um de nossos associados. Não é novidade para ninguém que as metas alcançadas só foram atingidas porque cada um de nós colaborou a sua maneira. Seja com sugestão, seja com críticas, seja com a participação efetiva nas atividades ou através de um simples telefonema, quando não for possível a presença física.
Digo a todos agora que A LUTA CONTINUA e precisamos de cada um aqui presente. E não se vence uma guerra sem um bom exército. A luta associativa se faz em cima da construção de ações bem definidas, de objetivos bem traçados, que levam ao sucesso de batalhas, que culminam na definição de lutas para a melhoria de nossas condições de trabalho. A ADCAP é um instrumento fundamental para novas conquistas. E o dinamismo alcançado durante os últimos anos de trabalho se revela fundamental para a manutenção desta obra associativa. Nossa história de conquistas ilustra o papel decisivo que a nossa associação tem desempenhado ao longo dos anos.
Entusiasmo, dedicação e coragem não faltarão a esta diretoria que agora assume os destinos desta Associação. Contudo, reconheço que ainda há trabalho. Afinal, uma entidade associativa não cessa nunca sua atuação. Sempre será necessária a luta. Sempre será necessário sermos protagonistas de importantes momentos na defesa de nossos associados e dos Correios.
Tenho a convicção de que a ADCAP só chegou até aqui pela força, pelo interesse e principalmente pela participação ativa de cada um de seus associados.
Ao resgatar os caminhos trilhados pela nossa entidade, vejo que nossa história mostra a persistência na conquista dos direitos de seus associados e na defesa dos Correios.

Um olhar retrospectivo e generoso sobre o proposito sócio-político nos revelará, sem dúvida, a trajetória de lutas e também de vitorias de um corpo de abnegados adcapianos que souberam se desvencilhar da nada confortável posição de exercer o sagrado direito de crítica quanto ao funcionamento dessa ou daquela engrenagem nos Correios,
Os Correios enfrentam um período difícil, com forte exposição pública das suas dificuldades organizacionais, mas esta situação não será eterna. Estamos em um momento em que a política interna e externa à empresa vem exigindo cada vez mais o posicionamento da ADCAP em assuntos como: POSTALIS e POSTAL SAUDE, porém vejo o futuro com esperança. Contamos com mulheres e homens de bem que desejam e querem ajudar no aperfeiçoamento, fortalecimento e estruturação corporativa da Empresa. A união das pessoas de bem em torno de propósitos honestos e voltados ao bem comum nos fortalecerá.
Nossa Associação deve observar também a franca e constante evolução dos Correios, em todos os aspectos. Hoje, podemos dizer que a ADCAP é uma instituição sólida submetida cada vez mais a atenta observação da necessidade da boa gestão, com o respeito as questões de formação técnica, meritocracia e forte apego a valores éticos que em realidade devem ser guias comportamentais de qualquer agente público.

O que buscamos e lutamos é por um Correio justo com a sociedade e com seus empregados. Um Correios que tragam um serviço público de qualidade e eficiência dada a sua importância e essencialidade.
Existe razoabilidade na discussão da necessidade presencial da ADCAP nos processos e negociações corporativas que envolvam pessoas, estrutura organizacional e direitos trabalhistas, essa é a nossa missão institucional: participar ativamente para que os interesses pessoais dos agentes públicos não contaminem a atividade empresarial e humanística de Correios.

É necessário participar ativamente para a manutenção da ética e profissionalismo majoritariamente dentro da empresa e, para isso, o núcleo deve apoiar os movimentos corporativos alinhados ao direcionamento da Executiva Nacional. Tenham certeza de que nossa gestão será sempre voltada para que haja harmonia e organização e que os esforços e ações sejam eficientes.

A imparcialidade será necessária para que possamos atender a todos associados. A nossa política deve ser a política de transformações, de parcerias e de crescimento político – social da ADCAP.

Nossa plataforma de compromissos a serem perseverados pelo Núcleo/Brasília, propõe:
1. A necessidade de um Plano de Carreiras e Salários compatível com a realidade de mercado para as diversas classes profissionais dos Correios;
2. Buscar a isonomia nos Acordos Coletivos de Trabalho;
3. A disponibilização de serviços jurídicos para os associados com o menor custo possível;
4. O acompanhamento rigoroso para que o POSTALIS e POSTAL SAUDE cumpram o compromisso assumido em Estatuto, visando garantir a manutenção da reserva de poupança suficiente para a aposentadoria dos contribuintes e um plano de saúde compatível e eficiente. Para isso, devemos buscar a união da ADCAP para eleição de nossos representantes nos órgãos de fiscalização e gestão do POSTALIS e POSTAL SAUDE.
5. Fomentar o crescimento e integração social da ADCAP e de seus associados;
6. Incentivar o crescimento profissional e acadêmico do associado, firmando convênios com instituições de ensino com custos atrativos;
7. Atuar para que as posições gerenciais e diretivas dos Correios sejam ocupadas por técnicos da ECT com o fortalecimento do apoio político à ADCAP;
8. Investir na Sede própria em local de fácil acesso aos associados e nas proximidades do Edifício Sede dos Correios.

Antes de encerrar, eu não poderia deixar de mencionar a nossa meta de manter o Núcleo Brasília entre os maiores patamares no número de associados que atualmente já somam cerca de 1.600 (mil e seiscentos), esforço de uma gestão de firmeza de propósitos liderada pelo Nani e apoiada pela totalidade de seus diretores que felizmente me acompanham em mais um triênio.
Eu não poderia deixar de mencionar também o trabalho eficiente dos que fazem o escritório funcionar no dia a dia.
Agradecer a paciência e conforto de nossos familiares que muitas vezes tem que contar com a nossa ausência em momentos que deveríamos estar no lar.
Agradecer o apoio dos amigos associados presentes certamente faremos de tudo para não decepciona-los.

Obrigado a todos!!!!

Assinatura do e-mail Márcio

0 comente
0

Postagens Relacionadas